I Simpósio Internacional de Pediatria Integrativa

Este Simpósio Internacional é um marco histórico que se caracteriza pelo ineditismo por duas razões, pelo fato de trazermos o tema das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (OMS) para a pediatria brasileira, mas também por reunir grupos de tantos países da América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio para compartilhar experiências exitosas e pesquisas científicas em prol da ampliação da excelência no cuidado à criança e ao adolescente.
 

Este evento é fruto de cinco anos de implementação do programa de Pediatria Integrativa no Brasil, através da Unidade de Pediatria Integrativa (UPI) do Instituto da Criança e Adolescência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICR HCFMUSP), pioneira nesta implementação através de uma equipe multiprofissional, inicialmente no campo da oncologia pediátrica no Hospital ITACI, e avançando em passos firmes para outras especialidades pediátricas como nefrologia, neonatologia, cardiologia, dor e cuidados paliativos.
 

Os objetivos do Simpósio são desafiadores pela inovação e pela proposta ousada de buscar desenvolver uma rede colaborativa internacional de Pediatria Integrativa, que já conta com apoio da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) através do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa.
 

Traremos a longa experiencia dos EUA e Canadá, aonde já encontramos residencia médica na área de medicina integrativa pediátrica, de onde o conceito nasceu no berço da American Academy of Pediatrics (AAP) que a define como uma abordagem orientada para o cuidado que leva em conta o lactente, criança ou adolescente como um todo, incluindo todos os elementos do estilo de vida e saúde da família. Ele enfatiza a poderosa tríade de criança-família-profissional de saúde, é informado pela evidência, e faz uso de todas as terapias adequadas.

Da área de oncología pediátrica integrativa traremos experiências bem estruturadas da Alemanha, Argentina, Colombia, Israel e Brasil. Outras experiencias consolidadas serão trazidas da Holanda, Chile e Suiça.

O evento conta com parceiros fortes como a Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Ministério da Saúde, o Comité de Pediatria Integrativa do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, a Faculdade de Pós Graduação IBCMED, o Instituto Mahle e outro stakeholderes que nos apoiarão no sucesso deste evento.
 

Enquanto no primeiro dia abordaremos a grande temática da boa prática aliada a pesquisa, no segundo dia abordaremos o tema do ensino, saúde pública e formação da rede colaborativa internacional.

 

Muito bem vindos,

 

São Paulo, 26 de Agosto de 2019

___________________________________________________________________________________________________________________________

Ricardo Ghelman, MD, PhD, Pos Doc

Presidente do 1º SIPI

Médico Coordenador – Unidade de Pediatria Integrativa

Instituto da Criança e do Adolescente

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina

Universidade de São Paulo

REALIZAÇÃO
PATROCÍNIO
APOIO

CLUB TRANSATLÂNTICO

Chácara Santo Antônio

Av. Cecilia Lottenberg, 12

São Paulo - SP

Ingrese ESPAÇO CITRON en su ubicación o aplicación de transporte.

 

TAMBIÉN LLEGA POR LINK: 

waze.com/ul/h6gyc945r6

PARA MAIS INFORMAÇÕES

upi.icr.hcfmusp@gmail.com

11 2133-8600

AGÊNCIA OFICIAL

DLS.png
Logo Branco.png